O IMPACTO DA MENOPAUSA NA SAÚDE DA MULHER

Primeiramente vamos entender o que é a menopausa. Assim como a menarca é o nome dado à nossa primeira menstruação (quando ficamos “mocinhas” rs), a menopausa é a data da nossa última menstruação – o último adeus aos absorventes. Ela pode ocorrer em um período bastante variável, entre os 40 até os 65 anos, período este denominado de climatério.

Este evento traz muita angústia para nós, mulheres, pois desde jovens vemos nossas mães, tias e conhecidas relatando sintomas desagradáveis, como os fogachos (aquele calorão danado), mudanças no humor, alteração na pele/cabelos, insônia, redução da libido, entre outros. Essas alterações físicas e emocionais ocorrem devido à redução na produção dos hormônios sexuais, como o estradiol, progesterona e a testosterona.

Além dessas manifestações visíveis, também há uma mudança no estado nutricional da mulher, com aumento do peso, aumento do tecido gorduroso e redução da massa óssea, levando ao risco de osteoporose e, consequentemente, fraturas. Observa-se também um maior risco de carências nutricionais pela dieta inadequada, visto que algumas demandas aumentam devido ao processo de envelhecimento e o consumo alimentar de determinados grupos cai de maneira significativa (principalmente as fontes de proteína como as carnes, peixes e ovos).

Mas esse período não precisa ter esse cenário catastrófico. O acompanhamento com ginecologista, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta pélvico e profissionais da saúde mental pode ser de grande ajuda desde a pré-menopausa, para a mulher já vá se preparando para tantas mudanças.

No tratamento nutricional, a avaliação da composição corporal (massa muscular, massa óssea, massa gordurosa), do histórico clínico e a avaliação da dieta permitirá uma intervenção assertiva para que a perda óssea e de músculo seja minimizada, para que não ocorram carências de vitaminas e minerais (principalmente vitamina D, B12, Cálcio, etc.) e para que eventuais comorbidades sejam tratadas/prevenidas.

A menopausa é apenas o fim de mais um ciclo, e todo fim também traz um novo recomeço – o modo de recomeçar está nas suas mãos!

Deixe seu comentário ou dúvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Agende seu consulta